CONSERVATÓRIO REGIONAL SILVA MARQUES

MÚSICA | DANÇA | TEATRO

HISTORIAL

Ao longo dos seus 25 anos de existência tem recebido alunos dos concelhos em redor de Vila Franca de Xira, designadamente Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente, Cartaxo e Loures, tendo protocolos de articulação com cerca de vinte Agrupamentos de Escolas. O CRSM conta com uma população escolar média de mais de 400 alunos.

Com um Plano Anual de Atividades profícuo em iniciativas de interação artística e de formação contínua, com uma permanente ligação à comunidade local, através da realização de dezenas de atividades nos estabelecimentos de ensino e na organização e promoção de diversos espetáculos, para além dos que resultam do Contrato-Programa estabelecido com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, do qual se destacam a “Clássica na Fábrica” com a apresentação mensal de um espetáculo na “Fábrica das Palavras”, as “Noites de Verão” com apresentação de 4 espetáculos nos meses de verão, o “Palácio para os Pequeninos” com duas temporadas, uma na primavera e outra no outono, a comemoração do Dia Mundial da Dança e ainda o “Ciclo de Música Antiga” que decorrerá no mês de novembro, nas igrejas da cidade de Alverca do Ribatejo, constituindo-se assim uma marca importante do CRSM e que o distingue no concelho e na região.

Sediado e propriedade da Sociedade Euterpe Alhandrense, o Conservatório Regional Silva Marques (CRSM) localiza-se em Alhandra no concelho de Vila Franca de Xira.

A sua entidade titular (SEA), é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que comemora este ano o seu 160º aniversário. Tendo como génese a criação de uma banda de música, foi nela que se reviu durante mais de cem anos, até ao advento do 25 de abril, que alarga as suas atividades e gera novas dinâmicas de ligação à comunidade local.

Silva Marques emérito trompista, músico da Banda da Guarda Nacional Republicana foi um dos principais compositores do séc. XX, de música para bandas filarmónicas, tendo sido maestro da Banda da Euterpe durante mais de 30 anos, pela sua grandeza e importância foi decidido homenageá-lo perpetuando o seu nome através da designação do Conservatório.

Iniciando a sua atividade no ano de 1996, foi no ano letivo 1997/1998 o primeiro ano em que o CRSM ministrou cursos oficiais, tendo no ano letivo de 2000/2001, o obtido autorização definitiva de funcionamento para o curso de música e, em 2011-2012, foi-lhe concedida autonomia pedagógica. Em 2011 foi criado o curso de dança, o qual obteve autorização definitiva de funcionamento no ano letivo 2019/2020. Com a publicação da Portaria nº 65/2022, de 1 de fevereiro, abriu no ano letivo 2022/2023 o curso básico de teatro, cumprindo-se, desta forma, o grande desiderato do início do CRSM, juntar a música, a dança e o teatro no mesmo estabelecimento, criando, assim, uma estrutura artística na área norte da Área Metropolitana de Lisboa, que se assuma como uma “escola de artes”.

 

REGULAMENTO INTERNO

Regulamento Interno

PROJETO EDUCATIVO

DIREÇÃO PEDAGÓGICA

ORGANOGRAMA

INSCRIÇÕES

OFERTA EDUCATIVA

REPRESENTAÇÃO

Não há eventos próximos, por favor, volte mais tarde

Tvfveevhere are no upcoming events.