grupo

coral

a nossa melodia

historial

O Grupo Coral da Sociedade Euterpe Alhandrense, foi fundado em maio de 1971 por um grupo de quinze elementos dirigidos pela Dª Etelvina Carinhas, fruto de um trabalho dos seus fundadores Gabriel Peniche, Manuel da Piedade e José Fonseca, tendo a sua primeira atuação decorrido no aniversário da Sociedade Euterpe Alhandrense do mesmo ano, tornando-se o grupo coral mais antigo do concelho de Vila Franca de Xira.

Com o crescimento do grupo iniciaram-se as atuações em diversos locais do concelho de Vila Franca de Xira e com uma composição de 36 elementos deslocou-se a Santarém para participar nos 1ºs Jogos da Primavera sob a direção do maestro Gutenberg Ralha, obtendo um honroso 2º lugar no ano de 1979. No ano de 1979 participou no 2º Encontro de Coros da ACAAL – Associação de Coros Amadores da Área de Lisboa, tendo sido um dos sócios fundadores desta Associação. O Grupo Coral voltou a participar nos 3º, 4º e 7º Encontros da referida associação de coros.

Nos anos seguintes atuou nas mais diversas salas, espaços culturais e igrejas da região de Lisboa, nomeadamente no Mosteiro dos Jerónimos, Convento do Carmo, Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, Biblioteca Nacional, Coliseu dos Recreios, Palácio de Queluz e em locais mais distantes como o Grande Auditório de Fátima.

Foi um dos cinco coros que participou no 4º Encontro Coros promovido pela ACAAL realizado no Pavilhão dos Desportos em 1981 onde foi realizada uma gravação para posterior apresentação na RTP.

Em 1983 ganhou uma nova faceta na sua composição, introduzindo acompanhamento musical próprio, adotou para o efeito o nome de Grupo de Música e Cantares da Sociedade Euterpe Alhandrense, participando nos 2º, 3º, 4º e 7º Encontros de Coros ACAAL. Colaborou com o F.A.O.J., e gravou para a RTP, o programa alusivo ao Encontro de Coros da ACAAL (O Coro dos Coros). Organizou e participou nos Encontros de Coros do Concelho de Vila Franca de Xira.

A partir de 1990 voltou à sua forma original, tendo retomado o nome de Grupo Coral da Sociedade Euterpe Alhandrense, celebrando o seu 40º aniversário em maio de 2011.

Com atuações nos mais diversos eventos e locais do país, o Grupo Coral da Euterpe Alhandrense tem no seu reportório música de compositores de várias épocas e géneros.

Em 2021 o Grupo Coral da SEA celebrou o seu 50º Aniversário de atividade.

Em abril de 2022 o Grupo Coral da Sociedade Euterpe Alhandrense, foi agraciado com o galardão de Mérito Cultural pela União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.

O Grupo Coral da Euterpe Alhandrense é composto neste momento por 15 elementos, sendo dirigido desde dezembro de 2022 pelo Maestro Pedro Tojal.

Maestro Maurício Vieira da Silva

 

Maurício Vieira da Silva é natural do Porto, onde iniciou os estudos musicais com o pai, também ele músico. Ingressou no Conservatório de Música daquela cidade em 1966, tendo completado os estudos de Solfejo, Acústica, Composição e História da Música, tendo desenvolvido também estudos de Piano e feito parte do Coro e Orquestra do mesmo Conservatório.

Estudou Clarinete e Composição com o seu professor Costa Santos, diretor do Conservatório do Porto e trabalhou com Carlos Zingaro em música para Teatro. Como profissional ingressou em diversos agrupamentos de música ligeira, quer como percussionista quer como viola baixo. Ingressou na Banda Nacional Republicana aos 18 anos onde se iniciou em fagote e contra-fagote.

Nesse instrumento ingressou, nomeadamente como solista, na Orquestra da RDP, da Gulbenkian e do Teatro Nacional S. Carlos. A sua atividade tem-se desenvolvido na área das bandas civis e da regência coral e orquestras ligeiras. Dirigiu o Coro Infantil de Setúbal, de 1987 a 1992, o Grupo Coral Perpetua Azeitonense, o coro da Banda dos Caceteiros de Palmela e Orquestra Ligeira (Big Band) de Pinhal de Frades.

É diretor da Escola de Música do Coral Polifónico de Fernão Ferro e maestro do coro. Dirige ainda o Coro de “Alius Vetus” de Alhos Vedros e o Coral Polifónico do Alto Seixalinho do Barreiro. É desde outubro de 1998, maestro assistente do Coral Luísa Todi de Setúbal, tendo assumido a partir de outubro de 2022 as funções de secretário técnico,

É desde novembro de 2008 maestro fundador do Coral Polifónico da Unisseixal.

É maestro do Coro Infantil do Alto do Seixalinho.

É desde 2011, mastro do Coro da ARPIMA, CORO URPIB, CORO RIO DE MEL, CORO DA AMEIXOEIRA.

Em setembro de 2024, assumiu as funções de mastro do Grupo Coral da Sociedade Euterpe Alhandrense.

COMPOSIÇÃO DO GRUPO CORAL

Contralto

Amélia Pinheiro

Maria de Lurdes Amaral

Ana Afonso

Salomé Cantanhede

Ana Romão

Vitória Perdigão

Clotilde Carvalho

Soprano

Ana Paula Martins

Dionísia Ruivo

Fernanda Gomes

Maria Céu Albuquerque

Tenor

Adolfo Freitas

Bernardino Oliveira

José Da Cruz

Manuel Da Piedade