

professores

Alessio
Vellotti
Natural de Nápoles, iniciou os seus estudos de piano com oito anos de idade e seguidamente ingressou no Conservatório de Musica “San Pietro a Majella” de Nápoles onde concluiu a Licenciatura em Piano em 2004.
Desde 1999 até 2003 estudou jazz e música improvisada com o pianista Francesco Nastro. Frequentou Masterclasses e Workshops com importantes músicos nas áreas da música erudita e jazz como Sequeira Costa, João Falcato, Vijay Iyer, Enrico Pieranunzi, Nuno Ferreira, Pedro Madaleno, Carlos Bica, Ana Lundqvist & Martin Olsson, David Binney, Ofer Ronen & Tamar Bloch (música Al andaluz), Felix Hauswirth (Direcção de Orquestra de Sopros), Rui Leite (Teaching Jazz to all ages), Ana Leonor Pereira (Música de Câmara), Sidney Corbett e Alessio Elia (Masterclass de Composição). Actualmente estuda composição com o Prof. Nuno Guedes Campos.
É Mestre em “Ensino de Música – vertente Piano” no ISEIT, na classe do Professor Paulo Oliveira.
Desde 2010 até 2021 foi professor de piano no Conservatório das Caldas da Rainha. Na mesma instituição foi Coordenador de Departamento de Teclas, Bateria e Percussão. Actualmente lecciona no “Conservatório Regional Silva Marques” (Alhandra) e no “Instituto de Música Vitorino Matono” (Lisboa).
Colaborou com músicos conceituados como Nicola di Bari (vencedor de duas edições do “Festival di San Remo”, festival da canção italiana), Tahina Rahary, Renzo Ruggieri, entre outros. Integrou diversos projectos, como Casual Attraction (entre os melhores EP’ s de 2012, segundo “Made in Portugal”), CandyMoon (entre os melhores EP’ s de 2014, segundo “Made in Portugal”). Integra o grupo de música de câmara “Notas Soltas Trio”, com o clarinetista Vitor Feitor e o mezzo-soprano Joana Dinis Fonseca. Com este grupo exibiu-se no Festival “Musicaldas” (2013) e no “Palacio Foz/Sala dos Espelhos”, entre outros.
Em 2017 publica com o “Alessio Vellotti Group” o álbum “Viagem de Regresso”, com composições originais instrumentais de matriz jazzística. Com este grupo apresentou-se no festivais “J-AZZ” (Napóles, 2018), “I Concerti della Bottega” (Benevento, Italia, 2018) e Maio Música 2019”, organizado pelo “Canto Firme” em Tomar. Sempre em 2017, publica em parceria com o clarinetista Vitor Feitor o álbum “Patterns for…”
Como compositor, foi finalista em 2019 e em 2022 no concurso “Música Nova”, promovido pela “Occo” (Orquestra de Camara de Cascais e Oeiras) e do “Concurso Internacional de Composição Carlo Sanvitale” em duas edições (2020 e 2021), promovido pela Associação “Amici della Musica Guido Albanese” (Ortona, Italia). Ganhou o 2º (2023) e o 3º (2021 e 2023) premio no Concurso Internacional de Composição “FSK”, promovido pelo Franz Schubert Konservatorium (Viena, Austria). Em 2022, uma sua composição entra a fazer parte do repertório do Roman Quartet (Budapest, Hungria). Em 2023 foi compositor residente da “Occo”.
piano

ana
almeida
António Manuel Pereira Barbosa, nascido a 13 de Agosto de 1983, iniciou os seus estudos musicais aos 15 anos na Escola de Música de Perosinho na classe na professora Maria João.
Em 2004 ingressa na Escola Profissional de Música de Espinho na classe de viola de arco da professora Emília Alves.
No ano lectivo de 2007/08 foi aluno na classe de viola de arco do professor David Loyd na Universidade de Aveiro.
Em 2008/09 ingressa na Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Pedro Muñoz e termina em 2013 o Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música de Lisboa.
Neste últimos anos reforçou orquestras como Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Artquest, Orquestra WEZO, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Ibérica, Orquestra de Câmara de Almada, Orquestra de Câmara de Cascais Oeiras e Orquestra Alma Mater.
Enquanto músico de orquestra teve a oportunidade de trabalhar com vários maestros como Cesário Costa, Pedro Neves, José Eduardo Gomes, António Vassalo Lourenço, Carlos Reinaldo Guerreiro, Alberto Roque, Vasco Azevedo, Pavel Przytocky, José Pulgar, Alessandro Murzi, Jean- Marc Burfin, Ernest Schelle, Dominique Debart, Jan Milosz Zarzycki, Nikolay Lalov e João Branco.
Foi professor da classe de viola de arco e orquestra no Conservatório de Lisboa e na Academia de Música de Óbidos.
É professor de viola de arco, naipe e orquestra no projecto Orquestra Geração desde o ano letivo 2009/10 e professor da classe de viola de arco no Conservatório Regional Silva Marques desde o ano lectivo 2023/24.

ana
pereira
Natural do Seixal, iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade com o Professor Luís Pereira na sociedade Filarmónica União Seixalense.
No ano 2004/2005 integra a Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi em Setúbal na Classe do Professor José Barrocas.
No ano letivo 2008/2009 integra a Escola Profissional Metropolitana no Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão na Classe da Professora Janete Santos.
No ano letivo de 2012/2013 ingressa no Curso de Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra na Classe do Professor Nuno Inácio.
Participou em várias apresentações publicas com diversas formações de Música de Câmara.
Na vertente de música de câmara trabalhou com vários professores como: Roberto Erculiani, Catharine Stockwell, Francisco Sassetti, Alexei Eremini, Paul Wakabayashi entre outros, tendo participado em várias apresentações publicas com diversas formações de Música de Câmara um pouco por todo o país continental e ilhas.
Em Orquestra trabalhou com vários Maestros como: Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Michael Zilm entre outros.
Participou em vários Masterclasses tanto como participante como ouvinte com Flautistas de grande importância como Amália Tortajana, Katharine Rawdou, Trevor Wye, Philippe Bernold, Vicens Prats, Emmanuel Pahud, Shopie Cherrier entre outros.
Em 2019 termina o Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Lisboa.
Desde 2016 é Professora no Conservatório Regional Silva Marques.
Atualmente é membro fundador do trio de Sopros – Caeli.
flauta transversal

antónio
mota

antónio
barbosa
António Manuel Pereira Barbosa, nascido a 13 de Agosto de 1983, iniciou os seus estudos musicais aos 15 anos na Escola de Música de Perosinho na classe na professora Maria João.
Em 2004 ingressa na Escola Profissional de Música de Espinho na classe de viola de arco da professora Emília Alves.
No ano lectivo de 2007/08 foi aluno na classe de viola de arco do professor David Loyd na Universidade de Aveiro.
Em 2008/09 ingressa na Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Pedro Muñoz e termina em 2013 o Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música de Lisboa.
Neste últimos anos reforçou orquestras como Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Artquest, Orquestra WEZO, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Ibérica, Orquestra de Câmara de Almada, Orquestra de Câmara de Cascais Oeiras e Orquestra Alma Mater.
Enquanto músico de orquestra teve a oportunidade de trabalhar com vários maestros como Cesário Costa, Pedro Neves, José Eduardo Gomes, António Vassalo Lourenço, Carlos Reinaldo Guerreiro, Alberto Roque, Vasco Azevedo, Pavel Przytocky, José Pulgar, Alessandro Murzi, Jean- Marc Burfin, Ernest Schelle, Dominique Debart, Jan Milosz Zarzycki, Nikolay Lalov e João Branco.
Foi professor da classe de viola de arco e orquestra no Conservatório de Lisboa e na Academia de Música de Óbidos.
É professor de viola de arco, naipe e orquestra no projecto Orquestra Geração desde o ano letivo 2009/10 e professor da classe de viola de arco no Conservatório Regional Silva Marques desde o ano lectivo 2023/24.
viola de arco

bárbara
pires
Violetista portuguesa nascida em 1990, iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na classe do Professor Dírio Alves. Em 2011, terminou a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do Prof. Pedro Muñoz, concluindo em 2014, o Mestrado em Ensino nesta mesma instituição.
Desde muito jovem que participou e foi seleccionada para várias Orquestras de Jovens como Orquestra Estágio Gulbenkian, OJ. com, Momentum Perpetuum, Orquestra Juvenil Latino-Americana dirigida pelo maestro Gustavo Dudamel, entre outras. Realizou várias masterclasses com violetistas de renome mundial como Ana Bela Chaves, Diemut Poppen, Samuel Barsegian, Tobby Hoffmann, Natacha Titch, Jorge Alves, Paul Wakabayashi, Ryszard Wóycicki, entre outros. Realizou vários recitais a solo e em música de câmara com a pianista Isa Antunes em várias salas portuguesas através do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP).
É chefe de naipe da Orquestra d’ Almada, e colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra de Sintra e Orquestra de Câmara de Cascais Oeiras. É membro da Camerata Atlântica, na qual realizou vários concertos em Portugal como no estrangeiro, em auditórios de prestígio como Auditório da Fundação Gulbenkian, entre outros. Já participou em vários concursos como júri na categoria de viola de arco em várias edições do “Concurso Vasco Barbosa” e “Concurso Interno Do Instituto Gregoriano de Lisboa”.
É professora da classe de viola de arco na Escola Artística Instituto Gregoriano de Lisboa e no Conservatório Silva Marques.
viola de arco

bruno
pires
Natural de Alcochete, Bruno Pires iniciou os seus estudos de musicais com o Prof. Rui Borba e José Manuel Raminhos na escola de música da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete, com 10 anos de idade. Ingressa na classe de trompete do Prof. Pedro Carvalho no Conservatório Regional de Setúbal em 2003. Prossegue a sua formação a partir de 2006 com o Prof. Rui Mirra no Conservatório de Música da Metropolitana de Lisboa, na qual completa o curso livre de Orquestra, e o curso preparatório de instrumentista de orquestra em 2007. Em 2008 ingressa no curso superior de instrumentista de orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do Prof. Rui Mirra, David Burt e Sérgio Charrinho, instituição na qual foi Bolseiro. No ano de 2011 decide aprofundar os seus estudos, tendo aulas particulares com o pedagogo Bö Nilsson em Malmö, Suécia.
Ganhou Bolsa de Estudos em 2010 e 2011 para o Dartington Summer School em Inglaterra. Participa em 2010 no Crescendo Summer Institute na Hungria, onde desempenhou o papel de 1º solista na Orquestra Crescendo Institute. Em 2011 participa no Aurora Festival em Gotemburgo, Suécia. Participou em 2012 e 2013 no BIBA Academy, Suécia.
Completou em 2015 o Mestrado em Ensino da Música, pedagogia do instrumento – especialização em trompete.
Foi Professor da classe de Trompete e de Música de Câmara no Conservatório Regional de Setúbal e da Escola Profissional de Tomar – Canto Firme.
De 2013 a 2017 desempenhou funções de trompete Solista na Orquestra Clássica da Madeira.
Frequentou diversos Masterclasses de trompete com Häkan Hardenberger, Reinhold Friedrich, Pierre Dutot, Michel Sachs, Jeroen Berwaerts, Craig Morris, Gabrielle Cassone, Bö Nilsson, Martin Angerer, entre outros.
Actualmente é Docente no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra da disciplina de trompete, disciplina de Orquestra de Sopros e Percussão e Coordenador do Departamento de Classes de Conjunto. Na Escola de Música do Conservatório Nacional – Projeto Orquestra Geração é Docente da disciplina de Trompete.
trompete

carlos
menezes
Carlos Menezes nasceu em Évora no dia 15 de abril de 1977. Viveu a sua infância entre Vila Viçosa e Estremoz, cidades dos seus pais.
Desde cedo demostra interesse e gosto pela música.
Em 1992 ingressou na Escola Profissional de Música de Évora tendo iniciado os seus estudos em Contrabaixo com o professor Pedro Wallentein, no ano seguinte com o professor Manuel Rego e em 1994 o professor Ioury Axenov.
Enquanto aluno da EPMEV foi primeiro contrabaixo da orquestra clássica desta escola onde realizou concertos em Portugal, Espanha e Moçambique, tendo em vários grupos de Música de Câmara.
Terminou a prova de aptidão profissional no Contrabaixo com 18 valores.
Participou em 1995 e 1997 no estágio da Orquestra das escolas particulares.
Em 1998 foi convidado para leccionar contrabaixo na Academia de Música Eborense e no ano seguinte na Escola Profissional de Música de Évora juntamente com o professor Ioury Axenov.
Foi primeiro contrabaixo na Orquestra Juvenil “Cidade de Évora” onde em 2000, representou Portugal na Expo de Hanôver.
Entre os anos de 1998 e 2002 foi convidado regularmente por duas das principais Orquestras Portuguesas, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Gulbenkian com a qual já participou em várias tours.
Teve o privilégio de trabalhar com alguns dos mais conceituados maestros, tais como: Graça Moura, Ivo Cruz, Lawrence Foster, Michael Zilm, Claudio Scimone, Muhai Tang, Gunther Herbig, Philippe Auguin, Junichi Hirokami, Luca Pfaff, entre outros.
Leccionou Contrabaixo no ano de 2001/02 no Conservatório Regional do Algarve “Maria Campina”.
Em 2003 iniciou um projecto intitulado “Piano enContrabaixo”, que resultou na edição de um CD com o mesmo nome, onde gravou com o pianista italiano Mauro Dilema algumas das obras mais importantes escritas para Contrabaixo: Concerto Op. 3 de Serge Koussevitzkye e a peça Kicho de Astor Piazzolla.
Paralelamente ao seu percurso na Música Clássica desde muito cedo se interessou por outros géneros musicais.
Tocou e gravou muitos estilos de música diferentes (Jazz, Fado, Étnica, Tradicional Popular Portuguesa e Africana)
Em 2004 integrou o projeto de Custodio Castelo Trio, com quem realizou concertos em todos os Continentes.
É músico do Projecto Rouxinol Fanduncho, Carlos Leitão, Mara, Joana Amendoeira, Silvana Perez, Luis Coelho e Duarte é um dos Contrabaixistas mais solicitados para gravação de Fado.
É licenciado em Educação Musical pelo ISCE e mestrado em Contrabaixo e Musica de Conjunto pela ESART.
Em 2015 lançou o seu segundo álbum a Solo, onde o Contrabaixo é a voz, interpretando temas próprios, fados e temas eruditos.
Desde 2015 tem percorrido o os quatro cantos do mundo como acompanhante de Custodio Castelo e de vozes fadistas que dão a conhecer a tradição musical Portuguesa ao mundo.
Em 2019 laçou o seu terceiro álbum a solo intitulado “Grove Grooving”, desta vez dedicado ao baixo elétrico, tendo como influência grandes baixistas como Marcus Miller e John Patitucci. Numa sonoridade completamente diferente Carlos Menezes é o autor de todos os temas do disco.
Em 2022 editou um disco com o apoio do Programa Garantir Cultura.
ContraDuo”, constituído pelo contrabaixista Carlos Menezes e Walter Areia, exibe um contexto singular, e improvável, que resulta numa sonoridade especial, rica e única, através do diálogo musical entre dois contrabaixos, um de quatro cordas e outro de três cordas.
Atualmente leciona no Conservatório Silva Marques.
contrabaixo

carlos
pereira
- Licenciatura em Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML)
- Mestrado e profissionalização pela ESML
- Título de Especialista em Música pelo IPL.
- Frequentou o Doutoramento em Artes Performativas e Imagem em Movimento na FLUL.
Percurso
- 2009 – 2015 -Leccionou como docente na ESML no Curso de Licenciatura em Formação Musical e no curso de Licenciatura em Música na Comunidade.
- 2013-2015 – Docente de práticas de Ensaio para a classe de Canto na ESML. Exercendo funções como pianista acompanhador.
- 2008 – 2014 Monitor, coordenador e criador de sessões de Música para o projeto educativo do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian.
- 2008 – 2010 Professor de F. M. No Instituto Gregoriano de Lisboa e em muitas escolas do Ensino Especializado da Música em Lisboa e no país.
- 1998 – 2001 Pianista acompanhador para bailado na Royal Ballet School e em grande parte das escolas de Dança em Londres no Reino Unido.
- 1998 – 2001 Organista e Diretor coral nas igrejas de St. Francis e St. Peters, Willesden Green em Londres, Reino Unido.
- 2016 – 2017 Diretor coral, professor de F.M. e pianista no projeto Xiquitsi em Maputo, Moçambique.
- 1993 – 2005 Professor acompanhador para aulas de Bailado na Escola de Dança do Conservatório Nacional.
piano

constança
simas

daniel
canelas
Natural da freguesia de Alcáçovas, distrito de Évora, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos tendo posteriormente ingressado na Escola Profissional de Música de Évora, evoluindo nas classes de violino e música de câmara dos professores Paula Fernandes, Susana Nogueira e Luís Cunha. Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de violino do prof. Khatchatour Amirkhanian. Frequentou o mestrado em interpretação (Violino) na Universidade de Évora na classe do prof. Valentim Stefanov, é mestre em Ensino de Música pelo ISEIT do Instituto Piaget de Almada. Em 2009 ingressou na Orquestra de Câmara da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Durante a sua formação, apresentou-se em vários recitais a solo e em várias formações de música de câmara. Colaborou com diversas orquestras nacionais tendo realizado diversos concertos pelo país e digressões pela Europa, (Espanha, Suíça, Bélgica e Áustria). Como docente iniciou o seu percurso em 2006 na escola de música Ensemble Montemor e lecionou violino e música de câmara no Conservatório Regional do Alto Alentejo. De 2010 a 2013 colaborou no Projeto Orquestra Geração, lecionando as disciplinas de violino, naipes de violino e orquestra. De 2014 a 2022, foi professor de violino na Academia de Música de Óbidos. Desde 2022 leciona violino e classes de conjunto no Conservatório Regional Silva Marques e violino no Instituto de Música Vitorino Matono.
violino

daniel
faria
Daniel Filipe Reis Faria, nascido a 29 de Novembro de 1987, iniciou os seus estudos musicais na Banda Filarmónica União Capricho Olivalense. Aos 15 anos conhece o Fagote e pouco tempo depois integra, no Conservatório Nacional, a classe do professor Arlindo Santos.
É licenciado em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa onde também completou o Mestrado em ensino de Fagote.
Pertence à Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e é membro do Quinteto de sopros Aquilon e Trio Caeli.
Actualmente leciona Fagote no Conservatório Regional Silva Marques e como fagotista tem vindo a colaborar com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Camara Portuguesa, Orquestra Sintra Estúdio de Ópera e Orquestra do Algarve.
Actuou profissionalmente sob a direção de nomes como: Martin André; Jéan Sébastien Béreau; Frédéric Chaslin; Joana Carneiro; Osvaldo Ferreira; Cesário Costa; Julia Jones; Christopher Bochman; Ernst Schelle; Emil Tabakov; John Neschling; Nikolay Lalov; Domenico Longo; Alberto Roque; Pedro Carneiro, Rui Pinheiro, entre outros.
Durante a sua formação participou em cursos de Aperfeiçoamento de Fagote com Klaus Thunemann, Giorgio Mandolesi, Sophie Dartigalonge, Eduardo Cazalda, Rui Lopes e Ricardo Ramos. Frequentou também diversos estágios de orquestra com Momentum Perpetuum, Orquestra das Beiras, Orquestra Sinfónica Juvenil, Templários e INATEL e pertenceu durante vários anos à Orquestra Sinfónica Juvenil.
fagote

fábio
guia
Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Academia de Música de Lamego. Não tardou vir para Academia de Música de Tarouca estudar com os professores: Jaime Dias e Francisco Martins. Ainda na Academia de Música de Tarouca estudou com a professora Alla Sosnovskaia, que o levou a concluir o 5º Grau no Conservatório Regional de Música de Viseu e em simultâneo termina o curso de nível III de Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos.
Seguindo a sua paixão pela música, entra na Escola Profissional de Artes da Beira Interior para estudar piano com o professor João Paulo Cunha e Cravo com o tenor/professor Paulo Ferreira. Ao longo do seu percurso académico trabalhou com professores de um prestigiado nível nacional e internacional como os/as pianista: Mariana Dellalyan, Caio Pagana, Anna Malikova e o maestro Vladimir Viardo.
Começou a sua carreira de docente – professor de piano – em 2012 na Canto Firme de Tomar até 2015 e durante o percurso de docente já trabalho na Academia de Música de Pinhel 13/21, no Conservatório de Música e Artes do Dão 19/20, no Conservatório Regional de Música de Ferreirim 20/21, na Academia de Música Quinta do Ribeiro 19/21, Instituto Jovens Músicos e RockSchool 21/22. Em maio de 2021 até 2023 substituindo um colega no Conservatório Caldas da Rainha em que foi coordenador do departamento de Teclas e Canto.
A 4 de fevereiro de 2020 termina o seu Mestrado em Ensino da Música, ramo: instrumentos: Piano, no Instituto Piaget de Viseu, onde estudou com o/a pianista: Helena Vasques e Jairo Grossi. No decorrer do mestrado participou em vários eventos como Música (Bem) Temperada, Sensibilizar para a Musicoterapia, Sinfomas’19 entre outras e a realização de várias atuações. A 17 de Setembro de 2016 terminou a Licenciatura em Música, variante de instrumento – Piano, na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco, com o/a pianista: Luísa Tender, Jill Lawson e Paulo Alvares.
No passado ano letivo no Agrupamento: Escolas Luís António Verney de Lisboa, teve a oportunidade de desenvolver novos conhecimentos/experiencias como pianista acompanhador no Ballet Clássico.
Neste momento encontrasse empregado como professor/docente de piano no Conservatório Regional Silva Marques, da qual foi membro integrante do júri do Concurso de Instrumentistas Prémio Silva Marques 23/24. É pianista acompanhados do Ballet clássico no Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Em simultâneo é professor de música criativa na Academia de música Caldas da Rainha e na Banda e Escola de música em Campelos. Mantendo a ligação com a Banda Filarmónica e alguns projetos particulares.
piano

flávio
bernal
Iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical de Souto e posteriormente na Academia de Música de Santa Maria da Feira, na classe de trombone do professor José Borges. Em 1997 integrou como bolseiro a Orquestra e a Banda Sinfónica dos Jovens do concelho de Santa Maria da Feira. No ano lectivo de 2000/2001 é admitido na Escola Profissional de Música de Espinho, na classe de trombone do professor Hugo Assunção e mais tarde na classe de trombone do professor Alexandre Vilela. Licenciou-se na Universidade de Aveiro na classe de trombone do professor Jarrett Butler. Colaborou com várias orquestras entre as quais: Orquestra Sinfónica da Póvoa do Varzim, Orquestra Sinfónica da Escola Superior De Artes Aplicadas de Castelo Branco, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra do Algarve,m, Orquestra do Coral Sinfónico de Portugal, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Sinfónica de Cascais e Oeiras. Lecionou na lecciona Academia de Música do Orfeão de Ovar, Academia de Música de Cantanhede, Escola Profissional do Conservatório de Música e Artes do Dão, Conservatório de Música e Escola Profissional de Fátima e Ourém, Conservatório de Música de Santarém, Conservatório de Música Jaime Chavinha. Atualmente leciona na Orquestra Geração e no Conservatório Regional Silva Marques.
trombone

frederico
projecto
Frederico Projecto iniciou os seus estudos musicais aos oito anos de idade, no curso de Guitarra do Conservatório Regional de Setúbal tendo, em 2006, ingressado no curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Em 2011 licenciou-se em Direcção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com os professores Paulo Lourenço e Vasco Pearce de Azevedo. Frequentou, durante três anos, a licenciatura em Direcção de Orquestra, na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde estudou com o Prof. Jean-Marc Burfin. Foi membro do Coro Gulbenkian de 2008 a 2023, onde já teve a oportunidade de trabalhar com os maestros Esa-Pekka Salonen, John Nelson, René Jacobs, Thomas Hengelbrock, David Afkham, Michel Corboz, Leonardo García Alarcón, Lorenzo Viotti, entre outros. Colabora regularmente, como solista e/ou coralista, com grupos nacionais e internacionais, tais como Officium Ensemble, Ensemble Vocal Introitus, Alma Ensemble, Coro Voces Caelestes, Chœur de Chambre de Namur (Bélgica), Cappella Mediterranea (Suiça), Capella Sanctæ Crucis e Les Talents Lyriques (França), La Grande Chapelle (Espanha), entre outros. Em 2013 e 2014 foi Maestro Assistente de Coro e Orquestra no festival Les Musicales de Grillon, em França, integrado no Programme Européen Jeunesse en Action (PEJA). Entre 2020 e 2022 foi o maestro correpetidor do projecto TRACTION – Ópera na Prisão, que teve as suas apresentações em Junho de 2022, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian e no Estabelecimento Prisional de Leiria. Dirige a Orquestra da Escola de Música do Colégio Moderno desde Setembro de 2017. É maestro do Grupo Coral Ares Novos desde Setembro de 2010; do Coro das Nações desde Maio de 2021; do Grupo Coral Loureiros desde Dezembro de 2021; e do Coro da Assembleia da República desde Novembro de 2024.
canto

gil
gonçalves
Gil Gonçalves nasceu em Samora Correia em 1983 e termina os seus estudos em 2016 na Escola Superior de Música de Lisboa completando o mestrado em ensino da música. Foi selecionado como semifinalista na competição da “International Tuba-Euphonium Conference 2006” nos EUA. Em 2008 ganhou o primeiro prémio, no Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de la Salette” e foi também semifinalista no Concurso Internacional de tuba solo em Markneunkirchen. Foi selecionado para integrar a “Orchestre des Jeunes de la Mediterranée” e ministrou um workshop na Finlândia onde tocou como músico convidado com a “UMO Jazz Orchestra”. Colabora regularmente com as principais orquestras do país. Integra a banda “Kumpania Algazarra”, o projeto da cantora Luísa Sobral, a banda “Dixie Gang” e é membro fundador da banda “On Dixie”, “Shake It Brass”, “IGNITION”, “New Music Collective” e do projeto “SubWoof3r”. Atualmente é artista Miraphone e leciona no Conservatório Regional de Palmela, na Escola Profissional Metropolitana, no Conservatório Regional Silva Marques e na Universidade de Évora.
tuba

hugo
do rosário
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Sintra, ingressando na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde conclui, em 2004, o Curso de Piano com a Professora Carla Seixas. Finaliza em 2000 a Licenciatura em Ciências Musicais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e em 2009 a Licenciatura em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2006 participou no 3º Estágio Internacional de Orquestra conduzido pelo Maestro Jean Sebastian Béreau. No campo coral já trabalhou com maestros como José Robert, Jorge Lé, Henrique Piloto, Humberto Castanheira, Miguel Graça Moura, Paulo Lourenço, Stephen Coker e Vasco Azevedo. Estudou Técnica Vocal com os professores Elsa Cortez e Paulo Lourenço. Foi maestro fundador do Coro de Câmara do Conservatório de Música de Santarém em 2007 tendo exercido a sua função até 2013, acumulando funções de docência. Foi também docente em várias instituições como nos Conservatórios de Música de Setúbal e Sintra. Atualmente leciona na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Regional Silva Marques.
formação musical / classes conjunto

josé
sousa
José António Anselmo de Sousa nasceu em Lisboa em 1951. Iniciou os seus estudos musicais aos quatros anos, concluindo o Curso Complementar de Acordeão em 1978. Estudou piano com a professora Gilberta Paiva. A sua dedicação aos estudos musicais permitiu-lhe a participação em inúmeros concursos nacionais e internacionais, obtendo, o 1º lugar em vários concursos internacionais, incluindo em 1976, o concurso mundial de acordeão em Barcelona. Frequentou vários cursos de acordeão, ministrados pelos mais prestigiados professores (Zubitsky, Lips, Peter Soave, Semyonov, etc). Membro júri dos concursos nacionais de Acordeão e júri delegado de Portugal no Troféu Mundial de Acordeão. Realizou diversos concertos em todo o Mundo, nomeadamente em França, EUA, Venezuela e Macau e China. Gravou vários discos a solo e participou em várias gravações discográficas com artistas do panorama Nacional. Professor de vários alunos, galardoados em vários Troféus Mundiais e Concursos Nacionais, hoje professores em muitos conservatórios do país e da Escola Superior de Artes Aplicadas, no Curso de Acordeão. Fundador e gerente da Escola de Música Semibreve em Odivelas, professor de Acordeão no Instituto de Música Vitorino Matono de 1993 a 2005. Atualmente é professor na Escola de Música Semibreve – Odivelas, no Conservatório de Música David de Sousa – Figueira da Foz e no Conservatório Regional Silva Marques – Alhandra.
acordeão

Lali
Asanashvili
Lali Asanashvili, nascida na Geórgia, é pianista e professora de música com mais de 30 anos de dedicação à arte musical e ao ensino. Iniciou seus estudos de piano aos cinco anos e, ainda jovem, destacou-se ao vencer prêmios nacionais e apresentar-se com a Orquestra Nacional da Geórgia. Formada em Música e Métodos de Ensino Musical pela Universidade Nacional da Geórgia, continuou sua formação em Portugal, onde obteve a equivalência de habilitações e certificação profissional para docência. Ao longo de mais de 30 anos de carreira, Lali atuou como professora de piano e pianista acompanhadora em diversas escolas de música, contribuindo para a formação de jovens músicos e participando de concertos e recitais em Portugal e na Geórgia. Como intérprete, realizou recitais e concertos de destaque, incluindo apresentações com a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, a Orquestra Sinfónica do Algarve e o Coral Sinfónico de Portugal. No repertório, interpretou obras de Beethoven, Gershwin, Ravel e outros grandes compositores. Participou de eventos culturais como o festival Dias da Música em Belém e concertos solidários. Presente professora de piano e pianista acompanhadora de coro juvenil na Escola de música do Ateneu Artístico Vilafranquense, desde Outubro de 2007; no Instituto Música Vitorino Matono em Lisboa, desde Dezembro de 2008 e no Conservatório Silva Marques, em Alhandra desde 2017.
piano

lucília
jesus
Lucília Jesus iniciou os seus estudos na Escola Diocesana de Música Sacra e posteriormente na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Em 2008 obteve a Licenciatura em Canto pela ESML. Como soprano solista apresenta-se com diferentes tipos de agrupamentos musicais, na interpretação de diversos géneros musicais, desde a Ópera à Música Tradicional Portuguesa. Fundou o ensemble Trio Vocalise® composto por voz, harpa e violoncelo. É membro do Coro Gulbenkian desde 2007, participando em concertos em Portugal e na Europa. É convidada a integrar as temporadas de “Música Antiga” em Alverca e “Clássica na Fábrica” em VFX, com concertos a solo. Paralelamente à sua atividade na área do Canto desenvolve conhecimentos em Pedagogia Musical Infantil, encontrando-se a leccionar Expressão Musical em Creches, Jardins-de-infância e EB 1º ciclo, desde 2007. Colabora na temporada de “O Palácio para os Pequeninos” com Ateliers Musicais para a infância, desde 2015. Detentora do CCP, ministrou Formação relativa ao PEEA (Projeto de Educação Estética e Artística) da DGE, a Professores de 1º ciclo e Educadores de Infância, em vários Agrupamentos de Escolas (AE) do Distrito de Lisboa. Integra o corpo docente do Conservatório Regional Silva Marques desde 2014, através do qual realiza e/ou coordena também, atividades e projetos no âmbito da Educação, direcionados aos AE do Concelho de VFX.
música / iniciações

manolo
matas
Manolo Matas(Málaga, 1984) começa os seus estudos musicais com Maria del Rosário Gallego, em Torre del Mar, estudando a seguir no Conservatório Manuel Carra de Málaga, com os professores Manuel Arcos e Miguel Tójar, estudando harmonia e composição com os professores José Raso e Javier Caffarena.
Conclui com 20 valores a licenciatura em Guitarra no «Conservatorio Superior de Música de Málaga» em 2008, sob a orientação do prof. Javier Chamizo.
Finaliza em 2012 o «III Máster de Guitarra e interpretación musical» Mestrado orientado pelo guitarrista Ricardo Gallén.
Em Portugal foi professor de várias escolas de ensino especializado de música sem interrupção desde 2008;
AMAC(Associação Musical dos Amigos das Crianças) entre 2008 e 2014, execendo como coordenador da clase de guitarra e harpa entre 2011 e 2013. Destaca em esta fase a organização do Concurso de Guitarra em 2012, que teve o apoio de Yamaha e várias atividades e concertos.
Conservatório de Música D. Dinis, Odivelas, entre 2009 e até a atualidade. Em esta escola foi coordenador da classe de Guitarra entre 2014 e 2019. Coordenou vários projetos de música de conjunto destacando «Diáspora» (2013-2015) «Gamelão» (2018-2020). A partir de 2017 coordena com CMDD o grupo Vibrações Ensemble, que começou como uma atividade pedagógica e continua até hoje como um grupo profissional em ativo, com o qual colabora como guitarrista.
Realiza, para além das audições de classe, concertos de alunos fora da escola, nomeadamente no “Com Calma” espaço cultural, Casa da Juventude, Odivelas, Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa ou Palácio Nacional da Ajuda, entre outros.
Realiza regularmente composições e arranjos para ensembles da escola.
Escola Básica e Secundária Luís António Verney, Lisboa. Professor de Classe de Conjunto/Orquestra. (2023-2024)
Neste contexto realiza arranjos de música para esta formação musical concreta e compõe quatro peças originais para orquestra, inspiradas no trabalho de Paula Rego, que foram estreadas no Fórum Lisboa no dia 1 de Junho de 2024.
Conservatório Regional Silva Marques, Alhandra. 2023 – Atualidade :
Professor de guitarra e classe de Conjunto de cursos oficiais. Orientador do Ensemble musical Riveirinho.
Participa como guitarrista acompanhador da classe de teatro do Conservatório na Gala de Ópera, 15 de Junho de 2024.
Sócio fundador e diretor da Zarambel – Associação Cultural.
Participa como diretor e apoia ativamente todas as atividades da associação.
Esta associação foi creada entre vários músicos, colegas e antigos alunos com o intuito de criar e divulgar a música própria. Consta de vários projetos musicais, destacando Vibrações Ensemble e Bluesa Jazz orquestra.
Produz vídeos de outros artistas, e funciona como uma comunidade de entreajuda entre os associados.
Tem o apoio da Câmara Municipal de Odivelas, e colabora frequentemente em atividades promovidas em conjunto com a Câmara.
Com o objetivo da divulgação da música e novos músicos, cria o Podcast “Não faço a mínima” com uma temporada em áudio e uma segunda em vídeo.
Destaca a produção do álbum «Yovel» do guitarrista Javier Chamizo
guitarra

patrícia
silva
Natural de Sintra, iniciou os seus estudos musicais aos 15 anos de idade na Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pêro Pinheiro. Estudou na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional com o professor Bruno Graça. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com clarinetistas de grande importância, tais como: João Aires, Florent Hèau, Karl Leister, Pascal Moraguès, Chi-Yu Mo, Iva Barbosa, António Saiote, Nuno Pinto, Nicholas Cox, Cristopher Sundqvist, Davide Lattuada, Leon Bosch, Jan Cober, Harmen de Boer, Hans Colbers, Bart de Kater, Willem de Vuurst, Arno Piters. Teve a oportunidade de trabalhar com maestros de renome, tais como: João Aires, Gianandrea Noseda, Daniele Gatti, Alberto Roque, Jean Sébastien Béreau, Jacomo Rafael Bairos, Steven Davis, Félix Hauswirth, Joana Carneiro, Francesco Pasqualetti, Ed Spanjaard, Bas Pollard. Em 2010 foi selecionada para o estágio de Orquestra OJ.COM, em julho do mesmo ano, foi laureada com o 3º lugar na Categoria Geral do Concurso Internacional “Anatólio Falé” na cidade de Lagos. Foi membro efetivo da Orquestra Sinfónica Juvenil no ano letivo de 2011/2012. É membro do Trio Púrpura (violino, clarinete e piano) formado na Escola Superior de Música de Lisboa, em 2013. Nesse mesmo ano foi galardoado com o terceiro prémio na Categoria Júnior do Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça e foi selecionado pela ESML para ser o grupo representante no Festival de Música de Câmara “Harmos Classical”. Em 2013, foi selecionada para a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo como Clarinete Principal, em França. Em julho de 2014 participou no estágio de orquestra sinfónica “Les Musicales de Grillon”, como Clarinete Principal, em França. Em 2015 ficou na lista de reserva do estágio com Sir Simon Rattle da Orquestra de Jovens do Mediterrâneo. Já colaborou com orquestras, das quais se destacam: Orquestra Sinfónica Juvenil, Nova Ópera de Lisboa, Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, Orquestra Estágio Gulbenkian, Bach Choir and Orchestra of The Netherlands, Phillarmonic Fridays (Amesterdão), Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Pop Portuguesa. Em 2016, foi finalista nas provas de seleção para a Orquestra de Jovens da União europeia. Neste mesmo ano, foi selecionada para ingressar no Mestrado em Performance no Conservatorium van Amsterdam, com o professor Arno Piters (Clarinetista na Royal Concertgebouw Orchestra de Amesterdão). Em 2017, foi formadora do naipe de clarinete no estágio “Lira Açoriana”, sob a direção artística do maestro Alberto Roque. Foi selecionada para o Estágio de Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian (EGO), como clarinete baixo, realizado em 2017. Em 2017 ficou na lista de reserva da Orquestra NJO, na Holanda. Foi formadora do naipe de clarinete em 218, no estágio de banda de Sintra, sob a direção artística de João Aires. Em 2018 e 2019, fez parte da produção de ópera da Bach Choir and Orchestra of The Netherlands. Foi bolseira da Fundação GDA, Portugal, durante o ano letivo de 2017/2018. Em 2019, ficou na lista de reserva da Gustav Mahler Academy. Em junho de 2019, concluiu o Mestrado em Performance no Conservatorium van Amsterdam, com o magnífico professor Arno Piters. Em dezembro de 2019, representou Portugal com a Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, como chefe de naipe, numa digressão a Chicago, Illinois, EUA, numa das maiores conferências de banda do mundo, “Midwest Clinic, International Band and Orchestra Conference”, com a direção artística do maestro Alberto Roque. Em 2022 e 2023, foi formadora do naipe de clarinete no estágio de orquestra “Filarmonias”, em Ansião, sob a direção artística de Élio Anes Leal. É membro do Quinteto de Sopros “Humorictus Ensemble”, do Duo de Violino e Clarinete “Noria Duo” e da Fanfarra de Palhaços “Fanfarrolas”. Atualmente é docente de clarinete no Conservatório Regional Silva Marques, docente de clarinete no Conservatório de Música e Dança de Cascais e docente de clarinete na Escola de Música Crescendo. Pertence à equipa do Projeto Bolinha de Música.
clarinete

pedro
fernandes
Nasceu em 1983, iniciou estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde concluiu o curso supletivo, em 2003, ano que inicia estudos de percussão na Escola de Música do Conservatório Nacional com o Professor Carlos Voss. Em 2008 conclui a licenciatura em Música, variante de Percussão pela Universidade de Évora. Frequentou o Mestrado em Marimba Solista no Royal Conservatorium of Antwerp (Bélgica). Em 2015 concluiu o Mestrado em Ensino da Música no ISEIT – Piaget (Almada). Participou em diversos workshops com instrumentistas reconhecidos: Pedro Carneiro, Eduardo Lopes, Richard Buckley, Miquel Bernat, Mário Teixeira, Ludwig Albert, Leo Ouderits, Ching Chen Lin, Mark Ford, Igor Lesnik, Ney Rosauro, Bogdan Bacanu, Eric Sammut e Jeffrey Davis. Como instrumentista participou em diversas orquestras e grupos de câmara. Regularmente organiza e dirige workshops e master-classes de percussão, ensembles de percussão, orquestras de sopros e teve a seu cargo a Direcção Artística do GROOVE Alentejo 2016 – Festival Internacional de Percussão. Lecionou no Conservatório Regional do Alto Alentejo, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo e no Conservatório de Música de Sintra. Desempenhou as funções de Diretor Pedagógico no Conservatório de Música de Santarém e no Conservatório Regional Silva Maques em Alhandra. Neste momento, leciona a disciplina de percussão nas instituições de ensino anteriormente mencionada.
percussão

pedro
ribeiro
Pedro Henrique Torres Ribeiro nasceu em Lisboa, iniciou os seus estudos musicais, aos 6 anos com o seu Pai. Em 1996 ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, Trabalhou com os melhores Trompistas nacionais e internacionais como Abel Pereira, Jonathan Luxter, Radek Baborák, Sara Willis, Stefan Dohr, Javier Bonet, Fergus McWilliam, Ab Koster, Hermann Baumann, Paulo Guerreiro, Bernardo Silva, Gabriele Amarú, Luis Vieira, Ricardo Silva entre outros. Escolhido para o Estagio dos Conservatórios Oficias de Música, em Braga no ano 2006 com o Maestro Martin André. Já trabalhou sobre a batuta de Michael Zilm, Mitchel Fennel, Martin André, Jean Marc Burfin, Lorenzo Viotti, Pedro Neves, Paulo Martins, Samuel Pascoal, Joaquim Ribeiro, Césário Costa entre outros. Fez a sua licenciatura em Trompa e o seu Mestrado em ensino da música no ISEIT/Almada Piaget Director Artístico, músico e responsável pela organização da Orquestra Momentum Perpetuum de 2007 a 2011. Assistente e Conselheiro do Maestro Martin André enquanto este exerceu as funções de Director Artístico no Teatro Nacional de S.Carlos de 2010 a 2013. Em 2014 ganhou o Concurso de Reforço para Trompa Grave na Orquestra Sinfónica Portuguesa. Em 2018 ganhou o Concurso de Reforço para Trompa Grave Orquestra Gulbekian. Colabora frequentemente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana, Orquestra Gulbekian entre outras. Professor da Classe de Trompa no Conservatório de Música de Sintra desde 2016 Professor da classe de Trompa no Conservatório Regional Silva Marques desde 2018 Professsor de Metais na Sociedade Recreativa de Almoçageme desde 2019 Professor de Metais na Sociedade Desportiva e Recreativa União Mucifalense desde 2022 Desde de 2007 faz partes dos quadros efetivos da Marinha Portuguesa.
trompa

Pedro
Silva

renata
oliveira
Renata Oliveira iniciou os seus estudos musicais em clarinete na Banda Visconde de Salreu (Estarreja, Aveiro) e, posteriormente, no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. Em Junho de 2012 obteve o Diploma em Direção de Banda da Association Board of the Royal Schools of Music (ABRSM – Londres). A título particular, integrou a Classe de Direção de Orquestra do professor Jean-Marc Burfin e a Classe de Direção do maestro Jean-Sébastien Béreau, ambas em Lisboa. Em masterclasses de direção estudou com os maestros: José Pascual Vilaplana, Kenneth Kiesler, Jean-Sebastian Béreau, Ernst Schelle, Robert Houlihan, Alex Schillings, Jan Cober, Félix Hauswirth, Douglas Bostock e Mark Heron. Possui mestrados em: Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade do Porto. Direção de Orquestra pela Universidade de Aveiro, com os professores António Lourenço, Vasco Negreiros e Ernst Schelle; Direção HaFaBra (banda, fanfare e brass band), pelo Conservatório Real de Haia (Holanda) com o professor Alex Schillings, no âmbito do qual recebeu o prémio de melhor investigação. E em Ensino da Música – Classe de Conjunto pela Universidade de Aveiro. Foi maestrina da: Sociedade Filarmónica de Mões (Castro Daire, 2012-2014); da Sociedade Instrução e Recreio Carregueirense Vitória (Chamusca, 2017-2019); da Orquestra de Sopros da AMBO (Ourém, 2019-2022); e da Sociedade Artística e Musical Carvalhense (Figueira da Foz, 2015-2022). Enquanto maestrina convidada, dirigiu a Banda Artística de Merza (Pontevedra), a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Sinfónica de Pontevedra, ensembles de sopros da Orquestra sem Fronteiras e da Sinfonietta de Ponta Delgada. Dirigiu ainda os estágios da Banda Sinfónica de Leiria (2022), da Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria, da Academia de Música de Alcobaça, da Orquestra de Sopros da JOBRA (2023), o Quadrunvirato Filarmónico de Cantanhede e o Estágio de Verão de Mêda (2024). Ganhou o 2º prémio no II Concurso de Direção da Banda Municipal de Santiago de Compostela em Dezembro de 2023. Foi professora assistente na Pós-Graduação em Direção de Banda e Ensembles de Sopros, no Instituto Politécnico de Leiria, coordenada pelo maestro Alberto Roque, nos dois anos do seu funcionamento. É maestrina da Sociedade Filarmónica Ermegeirense (Torres Vedras) e diretora pedagógica do curso de música no Conservatório Regional Silva Marques (Alhandra).
diretora pedagógica música

rita
franco
Natural do Funchal, estudou com Maria de Las Nieves Gomez, Lídia de Carvalho, Fernando Calazans, Crista Ruppert, Gareguin Aroutounian, Marjolen de Sterk, Radu Hungarianun, Emila Vanglerova e Nicolai Vasileiev. Realizou masterclasses com Gerado Ribeiro e Tíbor Varga. Concluiu o Curso Superior de Violino no Conservatório Nacional (1990), o Bacharelato em Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra (1995), e a Licenciatura em Ciências Musicais (2002). Profissionalizou-se na Escola Superior de Música de Lisboa (2004). Em 1987 e 1988 foi selecionada, por 2 anos consecutivos, para participar num estágio da UE, realizado na ilha de Corfu na Grécia. Profissionalmente tocou com a Orquestra Sinfónica da RDP e Orquestra Ligeira da RDP, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Câmara de Cascais, Orquestra Sinfonia B, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, da qual é membro fundador. Foi Assistente Musical da RDP Antena 2, (1989-2004). Como docente lecionou na Academia de Música de Évora, Conservatório de Beja, Academia de Santa Cecília, Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, Conservatório do Orfeão de Leiria, Coral Phidelyus, Conservatório de Música de Caldas da Rainha, Casa Pia de Lisboa e Conservatório de Sintra. De 2006 a 2015 exerceu o cargo de Diretora Pedagógica do Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra, onde atualmente exerce apenas funções docentes.
violino

susana
teixeira
Com o diploma do curso Superior de Canto do Conservatório Nacional e a licenciatura em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa, foi também bolseira da F.C. Gulbenkian na Escola Superior de Canto de Madrid. Profissionalizada pela Universidade Aberta
Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento, tendo estudado com Max von Egmont, Kurt Equiluz, Paul Esswood, Ludmilla Andrews e Norman White, Liliana Bizineche, Gundula Janovitz, Nico Castel, Jill Feldman, Ileana Cotrubas, Isabel Penagos, Lorraine Nubar, Dalton Baldwin, Richard Miller, Rudolf Knoll e Enza Ferrara.
O seu repertório operático inclui mais de vinte óperas realizadas maioritariamente no Teatro Nacional S.Carlos.
Tem um extenso repertório de Oratória efectuado com as principais orquestras do país e actuou nos principais festivais de música portugueses. Actuou também nos festivais de música de Macau e Açores, e em países como Brasil, Itália, Suécia, Espanha, Dinamarca, França, Holanda e Estados Unidos (Washington).
É cantora do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa-GMCL desde 2006 e do grupo medieval Vozes Alfonsinas, desde 1996.
Mais recentemente tem feito essencialmente música contemporânea com o GMCL e tem atuado em diferentes óperas do compositor Luís Soldado, para a AREPO.
Gravou para a ERATO com o Coro e Orquestra Gulbenkian e com os Segréis de Lisboa. Gravou também um CD para uma Antologia da Música Portuguesa, além de três outros CD’s com as Vozes Alfonsinas. Com GMCL- Grupo de Música Contemporânea de Lisboa tem, 4 CD’s gravados. Para a editora PortugalSom gravou a ópera “As Variedades de Proteu”,de António Teixeira, maestro Stephen Bull. Tem também registada em CD a ópera “O Doido e a Morte” de Alexandre Delgado, maestro Alexandre Delgado.
É Professora de Canto no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e do Conservatório Silva Marques, em Alhandra.
canto

tiago
cordeiro
Diplomado pela Escola de Música do Conservatório Nacional e Licenciado em Saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa. Grau de Mestre em Música pela Universidade de Évora. Frequentou o Curso de Jazz da Academia de Amadores de Música e diversos workshops e masterclass com artistas internacionais.
Colabora regularmente como produtor, saxofonista, arranjador e compositor em gravações, projectos e espectáculos musicais.
Desenvolve carreira ativa como docente. Orientou worshops e leccionou em diferentes projectos e escolas de música (Conservatório de Caldas da Rainha, Escola de Música do Conservatório Nacional, projecto Orquestra Geração). É docente no e no Conservatório de Música de Sintra e no Conservatório Regional Silva Marques.
saxofone

vitor
bragança
Natural de Mourão, Évora, é diplomado com o grau de Licenciado em Música, Clarinete e grau Mestre em Ensino da Música na especialidade de Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa. Enquanto Clarinetista tem se apresentado nas mais variadas formações nas principais salas de concerto em Portugal e no Estrangeiro. Integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil da Cidade de Évora, colaborou com a Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa, Orquestra Sinfónica e Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, Camerata Musical do Barreiro, Camerata Silva Dionísio, Wellington Duo e Orquestra Divino Sospiro. Participou como solista e como elemento de grupos de música de câmara em diversos eventos: Festival de Música em São Roque; Noites da Tecauto, Torres Vedras ; Festival Med 2007; Festival de Sintra; Peças Frescas, ESML; Semana da Composição da ESML, Digressão ESML Orquestra de Sopros Estugarda, Alemanha; Musikschau der Nationen, Alemanha; Halle, Händel Festspiele; International Conference Musical and Theatrical Migrations: Performance Practice in 17th and 18th-century Europe, Palácio Nacional de Queluz. Na área da docência, foi professor de Clarinete no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde, Conservatório Regional de Música de Palmela, Academia de Música de Monte Abraão, Escola de Música da SUMA Alenquer, Escola de Música da SMDC Caneças e Conservatório Regional Silva Marques, Alhandra. Mantém uma intensa atividade enquanto músico de câmara e estudo do Clarinete Histórico. Nesta área é fundador e clarinetista do Quinteto Clássico Convento composto por instrumentistas que se dedicam à execução de música historicamente informada com instrumentos de época. Desde o ano de 1996 que integra os quadros da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
clarinete
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